Aloysio Nunes critica ministra Ideli Salvatti pelo uso de helicóptero do Samu

Da Redação | 08/10/2013, 16h25

Em discurso no Plenário na tarde desta terça-feira (8), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) criticou a ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, pelo uso de um helicóptero da Polícia Rodoviária de Santa Catarina, no último fim de semana. A prioridade do uso da aeronave é atender vítimas de acidentes rodoviários, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

- O mal uso de aeronaves derruba reputações de políticos – alertou Aloysio.

O fato, disse o senador, causou um “profundo constrangimento” à bancada do PSDB, ao Senado e a todos que zelam pelas coisas públicas. Aloysio disse que já existe uma iniciativa na Câmara dos Deputados para que a Comissão de Ética da Presidência da República apure o ocorrido. Durante seu discurso, Aloysio apresentou à Mesa um requerimento para a ministra comparecer à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para dar explicações sobre o fato.

- Parece que a ministra desconhece a finalidade dessa aeronave. É para atender os acidentes ou para atender aos interesses da ministra? – perguntou Aloysio.

Com base em matéria do jornal Correio Braziliense, o senador disse que Ideli tem ido a Santa Catarina participar de eventos de natureza política que nada têm a ver com seu cargo no governo. O senador acrescentou que a ministra poderá ser candidata ao governo do estado de Santa Catarina no ano que vem. Segundo Aloysio, se não bastasse o escândalo do fato, a resposta da ministra é ainda mais escandalosa. Ideli teria dito que “todos fazem isso”.

- Não é errado desviar um equipamento que é destinado a salvar vidas para um evento de natureza particular? – questionou o senador.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou o pronunciamento do colega e disse que “parece que o Brasil se acostumou com o escândalo”. Simon classificou o fato como “grave” e cobrou uma posição da presidente Dilma Rousseff. Também em aparte, o senador José Agripino (DEM-RN) disse que a “impunidade” é a marca do governo do PT.

Para o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), fatos como esse são recorrentes no governo atual, marcado por “arrogância e empáfia”. Já o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apontou que, para o PT, os “fins justificam os meios”. O senador Wellington Dias (PT-PI), líder do PT no Senado, leu uma nota oficial da ministra Ideli sobre o ocorrido, que aponta que o uso do helicóptero não foi para interesse privado, mas sim para agenda oficial de governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: