CE cria grupo de trabalho para aperfeiçoar acordo ortográfico

Da Redação | 01/10/2013, 18h55

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou, nesta terça-feira (1º), a criação de um grupo de trabalho destinado a estudar e apresentar proposta para aperfeiçoar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 1990 por todos os países de língua portuguesa.

O presidente da CE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO) – autor do requerimento para a criação do grupo, junto com a senadora Ana Amélia (PP-RS) – explicou que o acordo entraria em vigor no dia 1º de janeiro de 2013, mas o início da vigência foi adiado para 2016 porque muitos países ainda não estavam preparados para as mudanças previstas. Para isso, senadores da Comissão de Educação do Senado mantiveram entendimento com o governo, no final do ano passado, o que resultou na publicação do decreto da presidente Dilma Rousseff permitindo o adiamento.

O novo decreto ampliou o período de transição até 31 de dezembro de 2015. Até lá, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.

A preocupação do senador Cyro Miranda é que ao final de 2015 o Brasil se encontre na mesma situação do final do ano passado. O objetivo do grupo de trabalho, segundo o senador é contribuir para que o país tenha uma proposta para simplificar e aperfeiçoar o acordo. A ideia é fazer com que o grupo trabalhe com especialistas de outros países de língua portuguesa.

O grupo terá a participação dos professores Ernani Pimentel e Pasquale Cipro Neto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: