Vaqueiros pedem a Renan aprovação de projeto que regulamenta sua profissão

laercio-franzon | 24/09/2013, 16h40

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (24), um grupo de vaqueiros que compareceu à Casa defender a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2011 que reconhece e regulamenta esta profissão e é o primeiro item da pauta no Plenário.

A proposta define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

Antes de se reunir com os vaqueiros, Renan destacou a importância da regulamentação da profissão, destacou, existe no país desde 1549, na época de Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil.

— Os vaqueiros estão aguardando desde 2007 a aprovação deste projeto.  É muito importante que hoje nós possamos queimar etapas, fazendo esse resgate histórico, social, regulamentando a profissão e atribuindo dentre outros direitos um seguro. Porque é uma atividade de muito risco — disse Renan.

Ele afirmou ainda que, "mesmo sendo a profissão de vaqueiro típica do Nordeste, é uma atividade nacional", que existe em todas regiões do Brasil, uma vez que quem cuida de qualquer tipo de gado pode ser considerado um vaqueiro.

Falando em nome da categoria, Márcio Lúcio, trabalhador da Fazenda Reserva, localizada no município de Jaramataia (AL), avaliou que a aprovação da proposta beneficiará muito os vaqueiros de todo o país, sobretudo pela exigência, incluída no texto, de contratação pelo empregador de um seguro de vida para proteger esses profissionais.

— Nós temos família e caso venhamos sofrer alguma acidente,  sem ter nenhum tipo de seguro, ficamos desprotegidos. Conheço muitos casos, por exemplo, de vaqueiros que ficaram cegos e deixaram as famílias desamparadas sem ter o que comer — declarou Márcio Lúcio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: