Crescimento econômico acontece de forma gradual, reitera Tombini

Da Redação | 24/09/2013, 12h45

Assim como fez na semana passada, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, declarou há pouco que o crescimento econômico do país está acontecendo "de forma gradual". Ele também repetiu que a percepção de muitos agentes econômicos é "mais pessimista que a realidade dos números".

Tombini ressaltou que o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma expansão de 1,5% no segundo trimestre, o que equivale, em termos anualizados, a mais de 6% ao ano. Também informou que os investimentos tiveram um aumento de 3,6% no segundo trimestre, sendo o terceiro trimestre consecutivo de expansão dos investimentos.

Quanto à inflação, o presidente do Banco Central reiterou que a taxa está em queda. Ele reconheceu que a desvalorização do real frente ao dólar nos últimos meses é uma fonte de pressão sobre a inflação no curto prazo, mas voltou a dizer que a "adequada" administração da política monetária será capaz de limitar a influência do câmbio sobre os preços.

Tombini fez essas declarações no início de sua exposição na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), que acontece neste momento na sala 19 da Ala Senador Alexandre Costa. A reunião pode ser acompanhada pelo site da TV Senado, no canal "CAE - Comissão de Assuntos Econômicos".

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: