CPI da Espionagem vai ouvir Google, Facebook e empresas de telefonia

Da Redação | 24/09/2013, 16h05

Em reunião nesta terça-feira (24), a CPI da Espionagem aprovou a realização de uma série de audiências públicas. Entre os convidados a serem ouvidos pelos senadores em reuniões com datas ainda a serem marcadas estão representantes de companhias telefônicas, como Telefônica,GVT, Oi e TIM, e da Google Brasil, Facebook Brasil e Microsoft.

A CPI está investigando as denúncias de monitoramento de e-mails e telefonemas pelos Estados Unidos no Brasil. Para isso, quer saber se houve participação de empresas e como as interceptações foram feitas.

Documentos

Os parlamentares aprovaram ainda requerimento do senador Roberto Requião (PMDB-PR), pedindo à Polícia Civil do Rio de Janeiro e à Polícia Federal cópias dos inquéritos destinados a apurar o furto de dois computadores portáteis da Petrobras ocorrido no início de 2008.

O parlamentar disse que a divulgação do escândalo da espionagem norte-americana relativa a dados sigilosos da Petrobrás faz lembrar “o estranho e não explicado” furto dos computadores da empresa.

Para ele, existe grande probabilidade de que os dois fatos estejam vinculados, visto que os computadores continham dados sigilosos sobre a capacidade produtiva de campos petrolíferos do pré-sal e, além disso, o transporte de tais equipamentos era feito por empresa estrangeira sediada nos Estados Unidos.

A CPI da Espionagem foi instalada em 3 de setembro, com a missão de investigar as denúncias de que a agência de segurança americana (NSA, na sigla em inglês) monitorou dados do governo brasileiro e da Petrobras. A espionagem teria chegado à presidente Dilma Rousseff e a seus assessores diretos.

Composta de 11 senadores titulares e sete suplentes, a comissão é presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e tem como vice-presidente o senador Pedro Taques. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) é o relator dos trabalhos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: