Sarney destaca integração do Amapá ao sistema elétrico nacional

Da Redação | 16/09/2013, 16h25

Na sessão especial que comemorou os 70 anos da criação do território federal do Amapá, nesta segunda-feira (16), o senador José Sarney (PMDB-AP) saudou a chegada a Macapá da linha de transmissão que permitirá a integração dos estados da região Norte ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com aproximadamente 1.800 quilômetros de extensão total, o chamado Linhão de Tucuruí passa por trechos de florestas e atravessa o Rio Amazonas.

De acordo com Sarney, o linhão traz a possibilidade de energia abundante para que o estado possa "concretizar o sonho de um polo industrial". O senador disse que a obra foi feita de forma a causar o menor dano possível ao meio ambiente, por isso o cabeamento passa acima da floresta, preservando-a. A obra inclui três torres na travessia do Rio Amazonas, duas delas com 295 metros de altura.

Sarney recordou que essa obra resultou de uma grande luta, iniciada quando ele ainda era presidente da República e determinou os primeiros estudos, na Eletronorte, para a ligação do sistema elétrico de Tucuruí com o resto do Brasil.

Manganês

Também autor do requerimento que deu origem à sessão especial, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que, após a criação do território federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943, começou a exploração de manganês, com a descoberta de uma das maiores jazidas do Planeta, a de Serra do Navio.

Segundo Randolfe, nesta fase é indispensável falar de um Janary Nunes, sem o qual o Amapá "não teria se consolidado".

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que, devido às relações de amizade que mantinha com o então presidente Getúlio Vargas, o capitão Janary Nunes conseguiu que ele criasse, além do Amapá, os territórios federais do Guaporé (atual estado de Rondônia) e do Rio Branco (atual Roraima), como estratégia de desenvolvimento do país.

Renan Calheiros disse que, em 1988, teve orgulho de ser um dos constituintes que aprovaram a elevação do território do Amapá, juntamente com os demais territórios federais na Amazônia, à condição de estado.

Segundo o presidente do Senado, ao longo dos 45 anos em que foi território, acrescidos dos 25 desde que se tornou estado, o Amapá tem se firmado como "uma terra que enche de orgulho a todos nós, brasileiros, tanto pela importância estratégica para o Brasil de sua geografia, e pela importância de sua biodiversidade para as ciências naturais de todo o mundo, quanto pelo valor de seu povo".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: