Senadores ganham apoio do ministro das Minas e Energia para exploração de potássio

Da Redação | 11/09/2013, 11h41

Os senadores Blairo Maggi (PR-MT) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ganharam o apoio do Ministro Edison Lobão na defesa da exploração de potássio nas reservas existentes no Brasil, principalmente no Amazonas. O assunto foi debatido nesta terça-feira (10), em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA), sobre a exploração de minérios no Amazonas e levado ao ministro após o debate.

O potássio é usado principalmente como fertilizante agrícola e forma, juntamente com nitrogênio e fósforo, a base da adubação utilizada nas lavouras de grãos. Dos três elementos, é o que mais dependente de importação. O Brasil compra de outros países 92% das cerca de cinco milhões de toneladas que consome por ano - é o terceiro consumidor mundial de potássio, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Minas e Energia

Blairo Maggi e Vanessa Grazziotin foram ao ministério de Minas e Energia falar com o ministro sobre a urgência de viabilizar-se a retirada de potássio em reservas existentes naquele estado, após a audiência na CMA  que debateu o assunto. De acordo com Maggi, Lobão afirmou que o governo tem interesse na exploração. E, ainda segundo o relator do senador, o ministro de Minas e Energia afirmou que, quando iniciada a exploração do potássio, caso o valor ali investido supere o custo de importação, o governo brasileiro encontrará uma compensação financeira para a despesa.

"Não podemos ficar o resto da vida dependentes deles (outros países), temos que produzir internamente", afirmou Lobão para os senadores.

O senador Blairo Maggi ampara seu otimismo em favor dessa exploração em estudos que revelam a disponibilidade de potássio no Amazonas em quantidade suficiente para livrar o Brasil de importações. Ela acrescenta que a localização da jazida no Amazonas é estratégica para o transporte do metal via rio Madeira.

“Com o volume da jazida de 40 milhões de toneladas temos capacidade para 100 anos de exploração. É suficiente para abastecer o mercado interno e ainda exportar”, disse ele ao voltar do ministério.

Ao falar na CMA, o diretor de geologia e recursos minerais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura Santos, disse que o Brasil é detentor da terceira maior reserva do planeta – “uma área que abrange 14 municípios nos estados do Amazonas e Pará, na confluência dos rios Amazonas e Madeira, mas que ainda não foi explorada”.

Durante a audiência na Comissão de Meio Ambiente, os senadores propuseram a formação de uma frente parlamentar para viabilizar a exploração de reservas de potássio existentes no estado do Amazonas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: