Programa Mais Médicos é paliativo e não resolve problemas do SUS, diz conselheira

Da Redação | 10/09/2013, 19h05

A conselheira nacional de Saúde Ana Maria Costa afirmou que o Programa Mais Médicos "é paliativo e não resolve os reais problemas da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Ana Maria é presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e participou, nesta terça-feira (10), de audiência pública da comissão mista que analisa a medida provisória (MP 621/13) que criou o programa.

Em sua opinião, uma das formas de levar mais médicos para as periferias e as cidades do interior é criar planos de cargos e salários para esses profissionais e acabar com o subfinanciamento da saúde pública.

Apesar de criticar o Programa Mais Médicos, ela é a favor do segundo ciclo de formação para os médicos previsto na MP. De acordo com a MP, depois dos seis anos do curso de Medicina, os médicos recém-formados devem trabalhar por mais dois anos fazendo treinamento exclusivo em atenção básica à saúde no SUS.

Também participante da audiência, o diretor de Programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Fernando da Silva, defendeu a aplicação do segundo ciclo dos recém-formados em Medicina.

- Não estamos propondo um serviço compulsório e sim a formação do profissional dentro do SUS - explicou.

Da Agência Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: