Atrasos nas obras de mobilidade urbana e em estádios preocupam senadores

Da Redação | 13/08/2013, 10h45

Em debate nesta terça-feira (13) na Subcomissão Permanente da Copa de 2014, com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, os senadores Sérgio Souza (PMDB-PR) e Blairo Maggi (PR-MT) manifestaram preocupação com atrasos em obras de mobilidade urbana e de construção de estádios nas cidades que sediarão jogos.

Sérgio Souza citou notícias de que teria fracassado o projeto original de mobilidade urbana em Manaus e perguntou sobre o andamento de obras em Curitiba, como a construção do metrô.

Já Blairo Maggi destacou melhorias que ficarão para a população de Cuiabá, com as obras priorizadas na cidade, mas manifestou preocupação com o risco de o estádio em construção na capital de Mato Grosso não ficar pronto até dezembro, data limite estabelecida pela Fifa.

Em resposta, Aldo Rebelo disse que as obras dos estádios ainda em construção estão sendo acompanhadas e observou que a maioria deve requerer a intensificação do trabalho, para serem concluídas dentro do prazo.

Sobre as mudanças no projeto original de Manaus, ele informou que adequações foram necessárias por que houve problemas de falta de recursos federais e de licenciamento, tanto no porto como no centro da cidade, devido à existência de áreas tombadas.

Em resposta a Eduardo Suplicy (PT-SP), o ministro informou que a decretação de feriados nos dias dos jogos da Copa será uma opção de cada cidade sede.

Questionado sobre a perpetuação de dirigentes nas entidades esportivas, Aldo Rebelo lembrou que as leis em vigor impedem a interferência do poder público na gestão dessas entidades. No entanto, o ministro disse considerar necessário promover um reequilíbrio, para adotar regras que estabeleçam limites na duração e número de mandatos dos dirigentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: