Humberto Costa pede mais recursos da União para área da saúde

Da Redação | 17/07/2013, 18h55

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou, nesta quarta-feira (17), que os gargalos enfrentados pela área da saúde no Brasil só terão solução definitiva com a destinação de mais recursos para o setor.

Relator da comissão especial criada pelo Senado para debater o financiamento da saúde pública, o senador disse que, ao longo das discussões e debates realizados com a sociedade e com todos os atores do Sistema Único de Saúde, pode observar uma unanimidade de que é preciso ter mais recursos do governo federal para a saúde.

- No início do próximo mês, nós vamos apresentar o relatório dessa comissão e um projeto de lei complementar que buscará redefinir a participação da União nos gastos com a saúde no Brasil - informou o senador, acrescentando que entre as várias propostas apresentadas está a de vinculação de 10% da receita bruta da União para a área da saúde.

O senador explicou que a destinação de 10% da receita bruta da União para a saúde não seria uma medida imediata, já que é preciso desenvolver um planejamento de como esse recurso seria gasto e como poderá ser fiscalizada sua aplicação por parte da população.

- Entendemos que é fundamental que haja da parte do governo a sensibilidade para discutir esse tema. Até o presente momento, nós não conseguimos um diálogo mais aberto, uma conversa com representantes do governo para analisar esses números, para conhecermos qual é a visão do governo sobre esse tema – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: