Senadores avaliam positivamente esforço para votações

laercio-franzon | 11/07/2013, 23h55

Após o encerramento da Ordem do Dia desta quinta-feira (11), senadores fizeram uma avaliação positiva da pauta prioritária de votações dos últimos dias, definida pelo presidente Renan Calheiros e pelos líderes partidários.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) elogiou o esforço na votação de matérias fundamentais em resposta às demandas da sociedade. Ele também destacou a aprovação pelo Congresso, nesta quinta, de mudanças nas regras para análise dos vetos presidenciais - classificadas por ele como uma mudança significativa nas relações entre o Legislativo e o Executivo.

- Sempre tivemos historicamente milhares de vetos que não eram discutidos e o processo legislativo não se encerrava. Pelas mãos dos presidentes Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves foi construído  o fortalecimento do Congresso - disse Jucá.

No mesmo sentido, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) considerou a aprovação da resolução sobre a análise dos vetos como uma resposta importante para resolver o problema da falta de credibilidade do Congresso Nacional.

José Sarney (PMDB-AP) ressaltou o trabalho realizado neste semestre pelo Senado, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, com a votação de matérias de interesse do povo brasileiro.

Vital do Rêgo (PMDB-PB) se referiu ao protagonismo desempenhado pelo Senado na votação de uma agenda propositiva, dando resposta aos anseios da população brasileira.

Walter Pinheiro (PT-BA) chamou a atenção para a importância do esforço concentrado, não apenas pelas matérias aprovadas, mas também pelas lições tiradas dos erros cometidos.

- O correto é que a gente aprove na Casa algo que guarde sintonia com o desejo do cidadão e, principalmente, com aquilo que vai ser aplicado na vida de cada brasileiro - afirmou.

Casildo Maldaner (PMDB-SC), comentando críticas de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) à não votação de PEC que torna automática a perda de mandato de parlamentares condenados, ressaltou que as discussões são salutares para a Casa, por possibilitarem uma “autocrítica” do processo legislativo.

Seguindo o mesmo tom positivo das avaliações, os senadores Gim (PTB-DF), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Ana Amélia (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS) e Eduardo Braga (PMDB-AM) comemoraram o trabalho desenvolvido pelo Senado no semestre.

- Quero destacar a forma construtiva como trabalhamos na solução de problemas para os quais não se encontrava uma solução nesta Casa há anos. Isso só foi possível graças à habilidade, graças à paciência e graças à forma franca e tranquila com que buscamos entendimento em matérias que, muitas vezes, pareciam intransponíveis - disse Braga.
Condução dos trabalhos

Ao fazerem o balanço das atividades do Senado, vários senadores parabenizaram o presidente da Casa, Renan Calheiros, por sua atuação na condução dos trabalhos.

Sarney, por exemplo, destacou a atuação de Renan para que a Casa pudesse encerrar o semestre com um volume de trabalho impressionante. Vital do Rêgo atribuiu a Renan o êxito conseguido pelo Senado na aprovação de matérias importantes para o país.

Renan Calheiros agradeceu a todos pela contribuição na apreciação da pauta prioritária. Ele também considerou as novas regras para exame de vetos presidenciais como um avanço para o Legislativo.

- Isso significa um avanço na relação dos poderes e ajuda, sem dúvida, a desenferrujar as estruturas burocráticas do Poder Legislativo. Eu acho que todos nós estamos de parabéns pelo cumprimento do papel, sobretudo, do Congresso Nacional - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: