Votação da PEC que reduz suplentes de senador é adiada

Patrícia Oliveira | 08/07/2013, 20h45

A votação em Plenário da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011, que estava prevista para esta segunda-feira (8), foi adiada. Embora houvesse quórum para a votação, o número de parlamentares presentes era baixo - em torno de 50 -, o que tornaria arriscada a votação, de acordo com os senadores. Além disso, houve um entendimento para que sejam reunidas todas as matérias que tramitam na Casa em relação ao tema, estabelecendo novas regras para a suplência no Senado.

A Proposta de Emenda à Constituição 37/2011 que reduz de dois para um o número de suplentes do candidato ao Senado é de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP) e resultou do trabalho da Comissão de Reforma Política criada no Senado. O relator é o senador Luiz Henrique (PMDB-SC).

Na discussão, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que a proposta muda pouca coisa, pois mantém a figura do “suplente biônico”, que não recebe votos nas urnas, mas é indicado pelo partido ou coligação.

- Eu me satisfaço com qualquer proposta que substitua a figura da suplência biônica pela suplência eleita – reiterou Randolfe.

Nesse sentido, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) requereu o apensamento da PEC 55/2007, de sua autoria, que institui eleições diretas para os suplentes de candidatos ao Senado. Na avaliação do parlamentar, o texto original não elimina a possibilidade de o suplente ser designado pelo financiador daquela campanha.

Ele disse ter feito uma consulta a todos os que estavam ocupando as galerias sobre a eleição direta do suplente de senador, informando que todos foram favoráveis à eleição direta também do suplente.

Já o senador Walter Pinheiro (PT-BA) propôs que o deputado federal mais votado do mesmo partido do senador seja o suplente, mas com mandato de apenas quatro anos, sendo submetido, então, à nova eleição.

Para Francisco Dornelles (PP-RJ), no entanto, deve haver uma “relação política” entre o senador e seu suplente. Ele lembrou que nem sempre o deputado mais votado tem afinidade política com o titular no Senado. Ele defendeu a aprovação do texto original, elaborado pela Comissão de Reforma Política e relatado pelo senador Luiz Henrique.

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) solicitou ao relator que fosse incorporado à PEC 37 parte do texto do Projeto de Lei do Senado (PLS) 41/2011, de sua autoria, já instruído e aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Atualmente cada senador é eleito com dois suplentes. O suplente substitui o titular em caso de afastamento temporário para ocupar outro cargo ou com licença superior a 120 dias. Nos casos de afastamento definitivo, o suplente sucede o titular.

A PEC 37 prevê que o suplente substitua, mas não suceda. Quando ocorrer o afastamento definitivo do titular, seu suplente exercerá o cargo somente até a posse do novo senador, que será eleito pela população. Exceto faltando menos de 60 dias para a eleição regular, quando o suplente assumiria a cadeira até o final do mandato.

Além de reduzir para um o número de suplentes, a proposta também proíbe a eleição de cônjuges ou familiares até o segundo grau do titular.

A aprovação de uma PEC no Senado se dá em dois turnos, com votação favorável mínima de 60% dos senadores (49 votos) em cada um dos turnos. Ainda não foi marcada nova data para apreciação da matéria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: