Suplicy quer plebiscito sobre reforma política já em agosto

Da Redação | 27/06/2013, 17h45

Ao apoiar a proposta de realização de um plebiscito sobre a reforma política, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o ideal seria realizar a consulta popular já em agosto deste ano. Ele explicou que as mudanças teriam de virar lei um ano antes para serem válidas para as eleições de outubro de 2014.

- O mais rápido e eficiente será que possamos realizar um plebiscito ainda em agosto, de tal forma a podermos realizar as propostas de reforma política até o início de outubro, para valer nas eleições de 2014 – disse.

Suplicy sugeriu que o plebiscito apresente ao eleitorado perguntas sofre o chamado recall de mandatos, eleições diretas para suplentes de senadores, subscrição eletrônica para projetos de lei de iniciativa popular, prévias partidárias e prestação de contas em tempo real de candidatos, partidos e coligações durante as campanhas eleitorais.

O senador aproveitou para registrar os projetos que ele já apresentou que tratam desses e outros temas da reforma política: PECs 73/2005, 55/2007 e 23/2011 e PLSs 84/2011 e 280/2012.

Suplicy também elogiou artigo do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, publicado no jornal Folha de S.Paulo e intitulado “Bem, justiça e tolerância”.

- Barroso falou dos seus compromissos filosóficos, políticos e de respeito à Constituição, quando, ao final, diz que crê no bem, na justiça e na tolerância como valores filosóficos essenciais; na educação, na igualdade, no trabalho e na livre iniciativa como valores fundamentais; e no constitucionalismo democrático como forma institucional ideal – resumiu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: