PM espera 50 mil pessoas e 'mais ordem' em manifestação nesta quarta-feira

Da Redação | 25/06/2013, 18h25

Cinquenta mil pessoas são esperadas em protesto que deve ocorrer nesta quarta-feira (26) na área central de Brasília. Os manifestantes devem mais uma vez percorrer trajeto entre o Museu Nacional e o gramado em frente ao Congresso Nacional. Desta vez, a Polícia Militar deve ampliar a linha de contenção e restringir, a partir do meio-dia, o acesso à Praça dos Três Poderes.

Segundo o tenente-coronel Zilfrank, chefe da Comunicação Social da PM, apesar do número maior de manifestantes esperados – dez mil a mais do que no protesto da última quinta-feira (20) -, a polícia espera um movimento com mais ordem.

Para evitar problemas, a PM adotará mais medidas preventivas, como a revista de bolsas e sacolas carregadas pelos manifestantes. Dos 4 mil policiais que devem trabalhar na área, 400 serão encarregados da revista, que será feita entre a Rodoviária e o Museu Nacional.

- A gente espera que, em que pese o maior efetivo de manifestantes, haja menos desordeiros. A PM está agindo preventivamente e atuará com mais energia e menos passividade – afirmou.

Para evitar novos danos ao Palácio do Itamaraty, como os ocorridos na última quinta-feira, a linha de contenção perto do Congresso será ampliada e terá a forma da letra “U”. É possível, ainda, que a Marinha - encarregada da segurança interna do Itamaraty - envie mais homens para proteger o palácio.

Horário

Pelo Facebook, os manifestantes organizam protestos na parte da manhã, a partir das 10h. O movimento maior, no entanto, é esperado à tarde, a partir das 15h ou 16h. Nesse horário, muitos servidores já devem ter deixado o local em razão do jogo entre Brasil e Uruguai pela Copa das Confederações.

Segundo o tenente-coronel Zilfrank, o bloqueio na Esplanada será apenas para a entrada de veículos, ficando livre a saída.

Ainda na rede social, os manifestantes organizam grupos de carona, para o caso de haver paralisações no transporte público. Há, ainda, vídeos que ensinam como fazer bombas de fumaça para serem usadas na manifestação e pessoas que condenam a violência durante os protestos. Outros pedem a antecipação da manifestação para evitar que pessoas alcoolizadas, após o jogo do Brasil, descaracterizem as reivindicações.

O chefe da comunicação da PM informou que a secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal acompanha as informações das redes sociais sobre os protestos.

Posse no STF

Apesar do bloqueio na área central da cidade, até o momento, não foi adiada a posse do advogado Luís Roberto Barroso no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse está marcada para as 14h30  e, por enquanto, a cerimônia está mantida. A imprensa tem informado que 2 mil pessoas são esperadas na posse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: