Aprovado acordo sobre transporte fluvial entre Brasil e Uruguai

Da Redação | 20/06/2013, 18h20

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (20) projeto de decreto legislativo que trata de acordo entre Brasil e o Uruguai permitindo o acesso livre e não-discriminatório de empresas mercantes aos mercados de ambos os países no transporte fluvial e lacustre realizado na hidrovia Uruguai-Brasil. O PDS 41/2013 será encaminhado à promulgação.

Assinado em julho de 2010 pelo governo dos dois países, o acordo estabelece o alcance da hidrovia; as autoridades responsáveis; a previsão da adoção de medidas para facilitar a navegação comercial entre o Brasil e o Uruguai; alem da criação de Secretaria Técnica integrada por funcionários dos dois países para garantir a efetiva aplicação do acordo.

Mercosul

Também foi aprovado pelo Plenário o PDS 120/2013, que cria o cargo do alto representante-geral do Mercosul, “a ser ocupado por figura política destacada, que dará maior projeção ao bloco”.

O alto representante terá, entre outras atribuições, a de apresentar propostas para o fortalecimento do Mercosul em áreas essenciais ao processo de integração; coordenar a implementação do plano de ação para a conformação do Estatuto da Cidadania do Mercosul; e representar o bloco em suas relações com outros países e organismos internacionais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: