Alvaro Dias critica sigilo de gastos presidenciais

Da Redação | 03/06/2013, 18h10

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou, nesta segunda-feira (3), a decisão do Ministério das Relações Exteriores de manter sob sigilo os documentos sobre as viagens ao exterior da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer, incluindo faturas e boletos, até o fim de seus mandatos. O parlamentar disse esperar que a Lei de Acesso à Informação possa ser aplicada para que o povo brasileiro saiba como seu dinheiro tem sido aplicado em viagens.

- Como podem afetar a segurança nacional gastos da presidência da República com cartões corporativos? A menos que a presidência da República estivesse adquirindo armamentos pesados para uma suposta guerra que ocorreria à frente, utilizando cartões corporativos. Isso é surrealista demais. Isso seria inusitado - questionou.

Alvaro Dias mencionou requerimento de informações que apresentou à Mesa do Senado relativo à prestação de contas da viagem da comitiva presidencial a Roma para a entronização do papa Francisco, que classificou como "viagem fantástica que custou um valor exorbitante aos cofres públicos". O senador, que lembrou que este ano os gastos sigilosos do governo atingiram R$ 7,3 milhões em abril, lamentou que ainda não tenha recebido resposta ao requerimento.

MST

Alvaro Dias também comemorou o resultado de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que, em sua avaliação, confirma a concessão de benefícios irregulares a entidades ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) denunciada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista da Terra, em 2006. O senador assinalou que, apesar do denunciado "desvio de finalidade na aplicação de recursos públicos", os repasses aumentaram no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

- O governo continuou cumprindo o convênio estabelecido. A legislação determinava o cancelamento desses convênios; o governo não os cancelou. Ao contrário, a cada ano, procurava aumentar o repasse de recursos ao MST - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: