Plenário aprova criação do Parque Nacional das Ilhas dos Currais

Da Redação | 21/05/2013, 17h55

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (21) a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no Paraná. De acordo com a proposta (PLC 60/2003), do ex-deputado Luciano Pizzatto, vivem na área mais de 8 mil aves, e as ilhas não possuem praias, apenas costões de rochas e pedras que afloram do mar.

Na votação, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) ressaltou que o local é um berçário de várias espécies de aves.

- A preservação desse ambiente marinho e da biodiversidade dessa ilha é importante não só para o Paraná, mas para o Brasil - apontou o senador paranaense.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que pediu a votação da proposta, destacou o papel do parque na preservação ambiental.

A proposta foi apresentada com objetivo de proteger as áreas onde as espécies de aves criam os ninhos e o habitat de espécies marinhas das ilhas e entornos. Nas ilhas, com águas límpidas e propícias à caça submarina e ao mergulho, são feitas pesquisas do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná.

A ameaça às Ilhas dos Currais devido ao aumento das atividades de pesca foi uma das motivações para a transformação da região em parque nacional. A nova classificação vai permitir a proteção e o controle dos ecossistemas das Ilhas dos Currais. A matéria segue agora para sanção presidencial.

Santos Dumont

Também vai à sanção presidencial projeto que determina que aeroportos, bases aéreas e similares ficam obrigados a manter, em caráter permanente e em local visível, a imagem de Santos Dumont, acompanhada da inscrição “Pai da Aviação”. O PLS 402/2005 é do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: