Mozarildo Cavalcanti presta homenagem aos oftalmologistas

Da Redação | 07/05/2013, 14h50

Em discurso no Plenário, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) registrou a passagem do do Dia do Oftalmologista, comemorado em 7 de maio. Ele parabenizou aos oftalmologistas do país. O senador disse que, apesar de todas as especialidades médicas serem importantes, a de oftalmologia se destaca por tratar da visão, importante para a qualidade de vida. Ele destacou que Hipócrates (460-370 a.C.), considerado o patrono da Medicina, estudou minuciosamente o olho humano.

O senador, que é médico, explicou o funcionamento do órgão. Ele fez um apelo para que os pais levem as crianças, até mesmo bebês, ao oftalmologista. Mozarildo disse que muitas das patologias podem causar sérios danos à visão, daí a importância da prevenção. Ele ainda sugeriu que o governo faça mutirões para prevenir problemas oculares na população.

Com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o senador informou que 180 milhões de pessoas no mundo apresentam algum tipo de deficiência visual. Desses, 50 milhões estão cegos.

- Para alterar esse quadro, o melhor é a prevenção. No entanto, no Brasil, a prevenção é muito aquém do ideal – disse o senador, lembrando que a data reforça a importância de visitar esses profissionais, para evitar doenças graves.

Corrupção

Mozarildo Cavalcanti acrescentou que a saúde é um tema que angustia toda a população brasileira.  O senador ressaltou que o hospitais públicos, os planos de saúde e o atendimento privado recebem queixas “volumosas e de toda ordem”.

O senador lembrou que o discurso recorrente para os problemas na saúde do país é a falta de recursos. No entanto, continuou Mozarildo, o grande problema é mesmo a corrupção.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: