Senadores relembram papel de Fernando Lyra na vanguarda da oposição ao regime militar

simone-franco | 06/05/2013, 14h55

Ao prestar homenagem ao seu conterrâneo Fernando Lyra (1938-2013), nesta segunda-feira (6), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) destacou a face de “vanguarda” dada pela atuação do político pernambucano à oposição consentida durante o regime militar. A memória de Lyra, integrante do grupo dos Autênticos do MDB, como Jarbas, e ex-ministro da Justiça, foi lembrada em sessão por seus 40 anos de vida pública.

- Arguto, hábil e qualificado, exercia com primor a função de articulador. Nos 11 meses em que passou no ministério [em 1985 e 1986] o, soube montar uma equipe de alto nível, na convicção de que o trabalho realizado no período abriria a porta para a democracia, consolidada com a Constituição de 1988 - comentou Jarbas.

Princípios

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) classificou o político pernambucano como um daqueles “que buscam a vitória para transformar o país”. Nem as críticas às composições políticas em meio à ditadura foram suficientes, relembrou Cristovam, para que Lyra desistisse do resgate das liberdades democráticas.

- Desde o início, ele deixou claro que sua luta era pela democracia do país. Sem abrir mão de seus princípios, usou sua capacidade de magnetismo para atrair as pessoas para as mesmas causas que tantos de nós defendíamos - declarou Cristovam.

Autênticos

O legado dos Autênticos do MDB foi fundamental, segundo ressaltou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), para a construção de duas campanhas com forte apoio junto à opinião pública: a anistia e as Diretas Já.

- A primeira foi vitoriosa e a segunda, mesmo derrotada no Congresso, causou revolta na sociedade e levou à articulação da candidatura de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral – recordou Rollemberg, observando que a reconquista da democracia era um denominador que, na visão de Fernando Lyra, deveria prevalecer sobre qualquer divergência política.

Militante

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) falou do reconhecimento de seu partido à luta de militantes políticos que, como Fernando Lyra, "resistiram bravamente a um dos períodos mais difíceis já enfrentados no país".

- Eu considero essa homenagem extremamente justa e confesso que sua atuação me trouxe para o caminho da boa política - revelou Vanessa.

O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), sustentou que, se o Brasil hoje é democrático, "é porque tivemos homens com determinação e coragem cívica como Fernando Lyra".

Primeiro a falar na sessão solene, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) exaltou a coragem e a competência de Fernando Lyra, destacando sua participação na articulação da candidatura de Tancredo Neves.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: