Humberto Costa relata visita às obras de transposição do rio São Francisco

Da Redação | 23/04/2013, 16h45

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (23), o senador Humberto Costa (PT-PE) relatou a visita que fez às obras de transposição do rio São Francisco. A visita ocorreu na última sexta-feira (19), como parte das atividades da comissão externa criada para acompanhar os programas de transposição e revitalização do rio conhecido como Velho Chico.

Humberto é o relator da comissão, que tem o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) como presidente. Além deles, os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), integrantes da comissão, também participaram da viagem.

A visita, a segunda realizada pela comissão, ocorreu no eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março, no eixo norte da obra. O senador contou que foi uma oportunidade de constatar o andamento das obras e de entender melhor a dimensão, a complexidade e as dificuldades do projeto.

– Ficamos entusiasmados. Nossa visita reforçou meu otimismo com o cumprimento do cronograma das obras – disse o senador.

Humberto Costa informou que a previsão é de que, em setembro do ano que vem, sejam entregues 100 km de canal com água, atendendo boa parte da população nordestina. O parlamentar admitiu que a obra enfrentou dificuldades, como a falta de conhecimento da composição do terreno e a desistência de empresas vencedoras de licitação. No entanto, disse o senador, o governo vem superando essas dificuldades de forma ágil. Ele acrescentou que, em junho, todas as partes da obra estarão retomadas e, no ano de 2015, todo o projeto deve ficar pronto.

De acordo com o senador, a obra de transposição decorreu de uma decisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pode beneficiar 12 milhões de nordestinos em quase 400 municípios. Humberto acrescentou que a visita foi importante para colher “informações esclarecedoras” para seu trabalho de relator da comissão e convidou os que desconfiam da obra para uma visita à transposição.

- Estamos confiantes de que em breve vamos transformar a realidade do Nordeste brasileiro – disse o senador.

Humberto Costa ainda fez um balanço do andamento e da previsão das obras, com base em informações do Ministério da Integração Nacional:

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: