Comissão debate energia eólica como alternativa de geração energética

Da Redação | 12/04/2013, 16h30

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza na quarta-feira (17), às 7h30, audiência pública para debater a viabilidade e as vantagens da energia eólica como alternativa na geração energética no país. A segunda parte da reunião da CI será destinada à apreciação de projetos de lei e requerimentos que pedem a realização de outras audiências públicas.

O encontro será o quinto painel sobre eletricidade alternativa dentro do ciclo de debates Energia e Desenvolvimento do Brasil da agenda da CI para o biênio 2013-2014, que tem por tema "Investimento e Gestão: Desatando o nó logístico do país". A realização do ciclo de debates foi requerida pelo próprio presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL).

Foram convidados para participar da audiência pública o diretor da empresa RM Soluções em Infraestrutura, o engenheiro Adão Linhares Muniz, e a presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Élbia Melo.

A empresa RM é especializada em infraestruturas de telecomunicações e de energia. A Associação Brasileira de Energia Eólica é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega empresas da cadeia geradora de energia eólica do Brasil.

Também conhecida como energia dos ventos, a energia eólica usa a força dos ventos para mover os chamados aerogeradores ou turbinas, que têm o formato de enormes cataventos ou moinhos. O vento movimenta as pás e os geradores transformam esse movimento em energia elétrica. É considerada uma das alternativas energéticas mais limpas do mundo, pois seus parques eólicos têm reduzido impacto ambiental e não emitem gases poluentes.

Atualmente, existem 115 usinas eólicas instaladas em território brasileiro. Em conjunto, geram mais de 2,6 megawatts, contribuindo para diminuir a emissão de mais de 2,3 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: