CRA vai debater medidas para estimular produção de leite

Iara Guimarães Altafin | 21/03/2013, 10h35

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará audiência pública sobre estratégias para estimular a produção de leite no Brasil. Serão convidados representantes do Ministério da Agricultura, da Associação Brasileira de Produtores de Leite, de empresas de laticínios, entre outros.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (21), os autores do requerimento propondo o debate, Benedito de Lira (PP-AL) e Acir Gurgacz (PDT-RO), informaram que o preço pago aos produtores do leite não cobre o custo de produção, o que inviabiliza a atividade. Relatando encontro com representantes do setor, Benedito de Lira informou que os produtores gastam R$ 1,30 para produzir um litro de leite e recebem dos laticínios apenas R$ 1,10.

– Precisamos dar uma resposta ao agricultor, ao tirador de leite, que faz um trabalho árduo e importante para a alimentação dos brasileiros – frisou Acir Gurgacz.

Sementes

Os senadores da comissão também aprovaram na reunião desta quinta-feira requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) para realização de debate sobre a concentração do mercado de sementes.

A parlamentar informou que tem havido redução da concorrência no mercado sementeiro, especialmente no segmento de sementes geneticamente modificadas, conforme avaliação de produtores rurais e comerciantes que atuam no agronegócio.  A concentração desse mercado, observa Ana Amélia, causa impactos negativos em toda a cadeia produtiva de grãos.

Abate de bovinos

A Comissão de Agricultura também promoverá audiência pública para discutir as condições dos abatedouros de bovinos em funcionamento no Brasil. O debate, proposto por Benedito de Lira e Eduardo Suplicy (PT-SP), é motivado por denúncias veiculadas em 10 de março pelo programa Fantástico, da TV Globo, que aponta problemas no processo de abate dos animais.

Conforme os senadores, a reportagem mostra que o rigor sanitário observado em produtos destinados à exportação nem sempre se repete no mercado interno de carnes, onde não estariam sendo seguidas medidas determinadas pela legislação sanitária.

As datas das audiências e os nomes dos convidados ainda serão definidos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: