Congresso homenageia profissionais de contabilidade

Da Redação | 18/03/2013, 14h50

Parlamentares e representantes de associações de contadores de todo o país comemoraram o Ano da Contabilidade no Brasil em solenidade promovida pelo Congresso nesta segunda-feira (18). Autor do requerimento de homenagem, o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) destacou que existem, no Brasil, 500 mil profissionais e 400 mil estudantes de contabilidade, além de 80 mil empresas especializadas.

Empresário formado em Economia, João Vicente ressaltou que a contabilidade, prática milenar, é essencial a qualquer negócio, seja na transparência, no controle ou na previsão de gastos e receitas.

Na mesma linha manifestou-se o deputado Paes Landim (PTB-PI), que mencionou a dependência das grandes empresas, em relação ao trabalho dos profissionais de contabilidade, nas decisões negociais do dia-a-dia.

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) afirmou que a contabilidade é "a ciência que organiza o mundo”. De acordo com ele, as grandes crises financeiras mundiais em boa parte resultam de uma falta de responsabilidade fiscal, que começa quando os governantes deixam de ouvir seus contadores.

Luiz Henrique contou que na antiguidade os persas faziam contas usando pedras de rio, chamadas de cálculos, e lembrou que a contabilidade é tão antiga quanto a família sedentária.

Economia

Líder do governo no Congresso, o senador José Pimentel (PT-CE) abordou a importância dos contadores na formalização das empresas individuais e microempresas. De acordo com ele, nos últimos anos, mais de 2,7 milhões de empreendedores individuais foram formalizados por contadores no Brasil. Esse número deve ultrapassar 3 milhões em 2013.

Pimentel agradeceu os contabilistas pelo auxílio ao crescimento do parque industrial e empresarial brasileiro. Ele destacou o papel desses profissionais no processo de urbanização e de mudança da sociedade rural para as cidades.

O senador citou ainda o esforço do Senado em examinar matérias que são de interesse primordial dos contadores, como um novo modelo de partilha do ICMS.

Já o deputado Izalci (PSDB-DF) mencionou medida provisória em elaboração, atualmente sob análise do Ministério do Planejamento, que fortalecerá os órgãos setoriais e seccionais do sistema de contabilidade de custos do Poder Executivo federal.

Izalci adiantou que a futura MP trará medidas regulatórias direcionadas à administração pública direta, autárquica e fundacional. Também deverá organizar os servidores públicos formados em contabilidade, melhorando, inclusive, a estrutura remuneratória da categoria.

Contadores

Discursaram na sessão os presidentes da Federação Nacional de Contabilidade (Fenacon), Valdir Pietrobon; da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Martonio Coelho; da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugaim; e do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingos Carneiro; entre outros presentes.

Carneiro assinalou que a atividade é uma das especialidades profissionais de maior demanda no mundo – sendo um dos cursos mais procurados pelos universitários brasileiros. Ele também frisou a importância da união promovida entre os contadores de toda a América Latina por meio dos seus órgãos de classe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: