Senado instala comissão para debater financiamento do sistema de saúde

Da Redação | 14/03/2013, 09h50

Foi aberta há pouco reunião no Senado para instalação da comissão temporária sobre o financiamento do sistema de saúde. Durante a reunião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente colegiado. A comissão terá 90 dias para debater e propor soluções novas fontes de recursos para o Sistema Único de Saúde.

Integram a comissão os senadores Humberto Costa (PT-PE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Wellington Dias (PT-PI), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Paulo Davim (PV-RN), Luiz Henrique (PMDB-SC), Ciro Nogueira (PP-PI), Jayme Campos (DEM-MT) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).

De acordo com Humberto Costa, autor do requerimento que propôs a criação do colegiado, o SUS passa por um momento difícil após o fim de uma de suas fontes de recurso, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), cuja prorrogação foi rejeitada pelo Senado em 2007. “O subfinanciamento histórico, agravado com a extinção da CPMF, é um dos principais desafios contemporâneos do SUS”, argumenta Humberto.

 

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: