Luiz Henrique defende unificação das eleições e mandato de cinco anos para cargos do Executivo

Da Redação | 11/03/2013, 16h50

Em discurso nesta segunda-feira (11), O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) defendeu a unificação das eleições no Brasil e também a instituição de mandatos de cinco anos para os cargos do Executivo, sem reeleição.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, afirmou o senador, o Brasil gastou mais de R$ 1 bilhão em cada uma das últimas eleições realizadas.

- O Brasil não suporta, o povo não suporta, as prefeituras não suportam, os governos estaduais não suportam, a União não suporta, os eleitores e os candidatos não suportam, ninguém suporta mais essa sucessão desgastante de eleições a cada dois anos – afirmou.

Para Luiz Henrique, todas as eleições, de vereador a presidente, devem ser realizadas juntas, dando tempo para os governantes governarem sem ter de se preocupar com eleições de dois em dois anos.

- O processo de eleição a cada dois anos não permite aos governos tempo para planejarem o médio e longo prazos. A nação vive mergulhada no curto prazo, afogada nesse vai e vem desatinado de eleições. Mal saímos das eleições municipais, já estamos envoltos no debate sobre a escolha dos próximos deputados, dos próximos senadores, dos próximos governadores e do próximo presidente da República – criticou.

Ele defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 38/2011) que estabelece mandato de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente da República.

- Eu ocupo esta tribuna para solicitar à Mesa, para solicitar ao presidente desta Casa que ponha essa emenda imediatamente em votação. O Brasil precisa de tempo! Os governos precisam de tempo! Os legislativos precisam de tempo! Precisamos de um tempo mínimo de cinco anos entre uma eleição e outra para sermos mais eficazes e para que possamos fazer o país caminhar, planejar, estabelecer metas seguras para o futuro, sem marchas e contramarchas, seguindo para o desenvolvimento econômico com justiça social. Mandato de cinco anos, coincidência eleitoral já! – pontuou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: