Senadores manifestam pesar pela morte de Chávez nas redes sociais

Da Redação | 06/03/2013, 09h10

As homenagens dos senadores a Hugo Chávez continuaram durante a a noite e a madrugada na internet. Nas redes sociais, os congressistas lembraram o legado de Chávez e destacaram o papel desempenhado por ele na política latino-americana. Nesta terça-feira (5), os parlamentares reunidos na sessão do Congresso fizeram um minuto de silêncio em pesar pela morte do presidente da Venezuela.

O político, que lutava contra um câncer e passou por tratamento em Cuba, tinha 58 anos e deixa três filhas e um filho. Ele foi eleito quatro vezes presidente da Venezuela e governou o país por 14 anos seguidos.

Segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que dedicou uma série de mensagens em seu perfil no microblog Twitter ao venezuelano, "Chavez deu grande contribuição para o novo mapa político da America latina".

"Chávez abriu o caminho para políticas sociais avançadas na América Latina, e esteve na linha de frente da derrota neoliberal e fim da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA)”, afirmou o senador.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), lembrou as relações de amizade não apenas do Brasil com a Venezuela, mas especialmente de seu estado, o Amazonas, que faz fronteira com o país vizinho.

Marcas

Para João Capiberibe (PSB-AP), Chávez deixou marcas profundas na Venezuela e América Latina. Delcídio Amaral (PT-MS) escreveu que a história do polêmico presidente Venezuelano se confunde com a de seu país. Ana Rita (PT-ES), por sua vez, afirmou: “O presidente Hugo Chávez entra para a história como um incansável lutador do povo, das causas populares e da democracia.”

Na opinião de Humberto Costa (PT-PE), Hugo Chávez foi um presidente que levou às camadas menos favorecidas de seu povo saúde, educação e bem estar social. Chávez, acrescentou o senador, “também contribuiu muito para a unidade e a independência de nosso continente”. Pedro Simon (PMDB-RS) citou indicadores do país vizinho que apontam que a “pobreza na Venezuela teve redução de 49,4% para 27,8% da população durante os 14 anos de Chávez”.

Futuro

Jorge Viana (PT-AC) escreveu que a Venezuela vive um período de turbulência política com a morte do presidente. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) prevê que venezuelanos saberão superar essa perda com a mesma firmeza com que Chávez conduziu sua revolução. Roberto Requião (PMDB-PR) também registrou seu pesar pela morte do presidente e acrescentou: “Que viva a Venezuela com sua força e seu exemplo.”

Já o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) resumiu sua manifestação ao seguinte: “Venezuela livre. Só falta Cuba”.

Também lamentaram a morte de Chávez pelas redes sociais Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Paulo Paim (PT-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Wellington Dias (PT-PI).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: