Senado aprova voto de pesar pela morte de Hugo Chávez

Da Redação | 06/03/2013, 15h35

No início da sessão plenária desta quarta-feira (6), os senadores aprovaram votar de pesar pela morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ocorrida nesta terça-feira (5). O requerimento pedindo a homenagem foi apresentado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Chávez, que lutava contra um câncer e passou por tratamento em Cuba, tinha 58 anos e deixa três filhas e um filho. Ele foi eleito quatro vezes presidente da Venezuela e governou o país por 14 anos seguidos.

- Fomos todos nós brasileiros surpreendidos por essa notícia pelas relações que mantemos com a Venezuela e por tudo que representa a Venezuela na relação com o nosso país. Também pela liderança que exerceu o presidente Hugo Chávez – disse Ricardo Ferraço.

O senador também manifestou esperança de que a Venezuela possa viver uma transição com respeito à ordem democrática e institucional.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que também subscreveu o pedido, sublinhou que a morte de Hugo Chávez não significará a extinção do movimento da genuína base social que fundou.

- Que possa o povo Venezuelano superar as dificuldades e possam eles oposição e chavistas realizar um processo democrático exemplar nos próximos dias e possa o povo da Venezuela elevar o grau de democracia e desenvolvimento econômico e social – disse Suplicy.

Também se associaram à homenagem os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: