Paim pede que empresas paguem corretamente adicional a vigilantes

Da Redação | 06/03/2013, 16h45

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu, nesta quarta-feira (6), que os empregadores paguem corretamente o adicional de periculosidade garantido à categoria dos vigilantes pela Lei 12.740/2012. Ele relatou que, segundo a Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviço (CNTV), em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, nem todos os empregados estão recebendo aquilo a que têm direito.

- Vida não tem preço, por isso assegurar o adicional de 30% de periculosidade sob o total da remuneração é mais que justo – afirmou Paim.

Oriunda de projeto apresentado pela hoje senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), quando era deputada federal, a Lei 12.740/2012 classifica como perigosas as “atividades de segurança pessoal ou patrimonial”.

Paim citou comentário do deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), ex-profissional da área, que qualificou a garantia do adicional como a mais importante conquista da história da categoria.

No mesmo pronunciamento, Paim prestou homenagem ao ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que na terça-feira (5) tomou posse como presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O ministro é o primeiro negro a assumir o comando do TST.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: