Ana Amélia saúda medidas de incentivo a produtores de uva e vinho

Da Redação | 22/02/2013, 10h55

O anúncio do novo preço mínimo da uva e de medidas para reduzir o estoque do vinho brasileiro, que será feito pelo governo federal em evento nesta sexta-feira (22), em Bento Gonçalves (RS), foi saudado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), em discurso da tribuna.

A parlamentar lembrou a importância da cadeia produtiva da uva e do vinho para a região da Serra Gaúcha, a partir da imigração italiana e da experiência dos imigrantes para o desenvolvimento da atividade.

Segundo informou, o setor enfrenta hoje muitas dificuldades por causa da queda na renda dos produtores de uva e dos grandes estoques de vinhos no país, atualmente em torno dos 300 milhões de litros.

– Nesta manhã, em Bento Gonçalves, estará sendo anunciado o novo preço mínimo da uva, para corrigir as defasagens e estimular ainda mais os produtores – informou.

Ela referiu-se ainda ao anúncio de medidas para reduzir estoques, facilitar o escoamento da produção do vinho nacional e melhorar os preços, “não só para o vinho, mas especialmente para os produtores de uva, que são os responsáveis pelo fornecimento da matéria prima”.

De acordo com Ana Amélia, a Rússia deverá ser um dos principais destinos para o produto brasileiro. Mas além da busca de mercado externo, observou ela, os produtores de uva e vinho estão empenhados em aumentar a popularização do vinho no Brasil.

Em seu pronunciamento, Ana Amélia também informou que estuda projeto que torna a tributação de sucos proporcional ao uso de insumos artificiais, ou seja, quanto mais artificial o suco, maiores os impostos. A senadora disse considerar a medida benéfica tanto para a saúde dos consumidores, por valorizar produtos mais naturais, como para incentivar a produção de frutas.

– Muitas bebidas anunciam conter uva, mas a composição não tem um grão de uva. Tem cor da uva, cheiro da uva, mas de uva não tem nada – frisou.

A senadora concluiu seu pronunciamento manifestando sua confiança na ampliação do mercado para o suco de uva e o vinho brasileiros e a recuperação do setor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: