Paim lembra Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas

Da Redação | 07/02/2013, 19h10

Em discurso em homenagem ao Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, comemorado nesta quinta-feira (7), o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a data serve para lembrar outras lutas dos brasileiros.

- Hoje é o dia de homenagear todos aqueles que lutam pela liberdade, pela igualdade, por direitos humanos e por oportunidade a todos – afirmou.

A comemoração é fruto de lei federal (11696/2008), de iniciativa de Paim, e o dia 7 de fevereiro foi escolhido por ser a data da morte do índio Sepé Tiaraju, martirizado em 1756, no Rio Grande do Sul, na Guerra Guaranítica, contra os colonizadores espanhóis e portugueses. O senador lembrou da frase que teria sido dita por Sepé Tiaraju: “Aqui não! Esta terra tem dono!”

Paim homenageou também o presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira de Araújo. A Fundação foi criada com o intuito de reforçar a cidadania, a identidade e a memória dos negros no país.

- A marca que ele imprime em seu trabalho é a do empenho e do compromisso em realizar importantes trabalhos para ele e para todo o nosso povo - disse o senador.

Por fim, Paim informou que o Fórum Sindical dos Trabalhadores, juntamente com as centrais sindicais (CUT, Força Sindical, Nova Central, CGTB, CTB, UGT), promoverá no dia 6 de março uma Marcha sobre Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

O objetivo da marcha é o fim do fator previdenciário, o reajuste dos aposentados, a instituição da jornada de trabalho de 40 horas semanais, a garantia de negociação coletiva para servidores e a proibição da demissão imotivada. De acordo com Paim, são esperados 40 mil manifestantes. Os líderes do movimento serão recebidos pela presidente da República, Dilma Rousseff.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: