Inácio Arruda registra campanha de doação de sangue em homenagem a Henfil

Da Redação | 05/02/2013, 20h55

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) registrou em Plenário nesta terça-feira (5) o aniversário de nascimento do cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil, que completaria 69 anos este ano. A data foi transformada no Dia Henfil de Doação de Sangue, em uma parceria do Instituto Henfil, administrado pelo filho do artista, Ivan, e o Hemorio, com o intuito de incentivar a doação de sangue.

Hemofílico, Henfil morreu vítima de aids, depois de contrair o vírus HIV numa transfusão de sangue. Da mesma forma morreram seus dois irmãos, também hemofílicos, o sociólogo Herbert de Souza e o músico Chico Mário.

Inácio Arruda explicou que a morte de Henfil motivou uma revolução no sistema de hemocentros do país, que antes não controlavam a qualidade do sangue distribuído entre os pacientes. Testes passaram a ser exigidos e os bancos particulares foram fechados, acabando com o comércio de sangue no país.

- Este é um dia especial, que chama a atenção das pessoas para fazerem sua doação de sangue no hemocentro público, com atendimento de qualidade e em situação adequada – explicou.

O senador relembrou a trajetória política do cartunista, nascido em Ribeirão das Neves (MG) e criado em Belo Horizonte. No início da década de 60, Henfil começou a fazer ilustrações para a revista Alterosa e outras publicações mineiras. Em 1969, mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou em O Pasquim e no Jornal do Brasil. Entre seus personagens mais conhecidos, listou o senador, estão o Bode Orelana, o nordestino Zeferino e a Graúna. De sua passagem por Nova Iorque, nasceu o livro Diário de um Cucaracha. Henfil morreu em 4 de janeiro de 1988.

Santa Maria

Inácio Arruda também registrou voto de pesar pela tragédia ocorrida em Santa Maria no último final de semana de janeiro, que vitimou 238 jovens. O senador parabenizou ainda os 27 anos de existência da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) completados no último dia 4.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: