Eunício faz apelo pela tradição da proporcionalidade na eleição da Mesa

Da Redação | 01/02/2013, 11h55

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) fez um apelo aos colegas para que seja mantida a tradição da proporcionalidade na formação da Mesa do Senado, segundo a qual a Presidência da Casa é ocupada por integrante da maior bancada e os demais cargos são preenchidos de acordo com a representatividade de cada partido.

– A observação da proporcionalidade e o cumprimento de acordos são características essenciais à democracia – disse, ao defender a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidencia do Senado, conforme indicação de seu partido, que tem o maior número de senadores.

Para Eunício, Renan se consagrou líder da bancada por sua experiência e capacidade, sendo agora o mais indicado a comandar o Senado, liderando o Parlamento para os desafios dos próximos dois anos.

O senador pelo Ceará iniciou o discurso agradecendo, em nome do PMDB, a contribuição do presidente do Senado, José Sarney, “líder do processo de redemocratização do país e do processo de modernização do Senado”, como ressaltou.

– Todas as vezes que vossa excelência ocupou a cadeira de presidente da República e a cadeira da presidência do Senado, sempre foi um pioneiro das ideias da modernidade, da transparência e da decência – disse, ao saudar José Sarney, que deixa a presidência do Senado com a eleição da nova Mesa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: