Sarney e Marco Maia recebem plano de estacionamento subterrâneo na Esplanada

Da Redação | 31/01/2013, 18h55

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), apresentou nesta quinta-feira (31) aos presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney, o projeto de construção de um estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O objetivo da obra é reduzir o problema de falta de vagas no centro da capital federal.

- A cidade não pode ser um estacionamento. A cidade tem que ter qualidade de vida -- afirmou o governador.

Conforme Agnelo, o estacionamento na região central de Brasília terá 10 mil vagas distribuídas em quatro pavimentos, num trecho entre a Rodoviária e o Congresso, interligando a maior parte dos ministérios, sem descaracterizar o projeto urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além do estacionamento, o espaço subterrâneo reunirá bancos, restaurantes e pontos comerciais e de serviços que hoje funcionam no Congresso.

O governador prevê que o edital do estacionamento, que será construído em parceria público-privada, seja publicado em três meses, mas não apresentou detalhes sobre a data de início das obras ou sua duração exata:

- Acredito que uns dois ou três anos sejam suficientes para uma obra dessas -- declarou.

Também não foram definidos os preços para estacionamento, mas Agnelo reiterou que, após a construção, ficará proibido estacionar ao longo do meio-fio na Esplanada. Por sua vez, Marco Maia salientou a importância do projeto, lembrando que a região tem uma carência estimada de 7.500 vagas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: