Acervo digital do Senado reúne quase 1 milhão de fotografias

Da Redação | 28/01/2013, 19h39

Em 2012, o Arquivo Fotográfico da Secretaria Especial de Comunicação do Senado (Secs) atendeu mais de 1.300 pedidos de fotos, que resultaram no envio de quase 50 mil imagens. O acervo de fotografias digitais do Senado, formado por mais de 980 mil imagens, pode ser acessado gratuitamente por qualquer cidadão ou instituição.

As consultas e solicitações devem ser feitas junto ao Arquivo Fotográfico da Secs, que funciona no âmbito do Jornal do Senado, por meio do e-mail fotojornal@senado.gov.br.

O banco de imagens da Secs reúne as fotos produzidas pela Agência Senado em meio digital a partir de 1999. As requisições devem ser feitas das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O acesso às imagens da Secs não tem qualquer custo para o cidadão, sendo exigida a informação do crédito do autor das fotos, em respeito ao que determina a lei de direitos autorais, conforme explica o chefe do arquivo, Leonardo Sá.

O acervo reúne as fotos utilizadas pela Agência Senado, Jornal do Senado e revista Em Discussão!, entre outros veículos da Secs. Também abriga alguns registros de bancos de imagens parceiros da instituição, como o da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), governo da Bahia e ministérios.

Todas as imagens do Arquivo Fotográfico da Secs, incluindo as fotos de senadores, são armazenadas por ano, mês e dia, e a procura pode ser feita por termos descritivos ou palavras-chave, o que facilita a busca pelos interessados, explica Leonardo.

Por sua vez, os pedidos de fotografias em papel e negativos deve ser direcionada ao Serviço de Documentação e Arquivo do Senado, que detém a custódia do material.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: