Aloysio Nunes critica convite a FHC para explicar 'Lista de Furnas'

Da Redação | 13/12/2012, 11h40

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) fez duras críticas à aprovação de um convite para que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso venha ao Congresso Nacional dar explicações sobre um suposto esquema de corrupção conhecido como Lista de Furnas. A vinda do ex-presidente foi decidida nesta quarta-feira (12) por deputados e senadores da Comissão Mista Controle das Atividades de Inteligência (CCAI).

Aloysio Nunes classificou a aprovação do convite de “episódio triste e lamentável”. Em discurso no Plenário na manhã desta quinta-feira (13), ele disse tratar-se de um “acinte” promovido pelo líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP).

– Esta Lista de Furnas é um documento produzido em oficinas criminosas que operam sob o comando do PT com objetivo de atacar a reputação dos adversários, com uma série de nomes de políticos que teriam recebido contribuição ilegal da estatal. Submetida à investigação, a perícia já constatou ser uma fraude. As assinaturas foram falsificadas – afirmou o senador.

Aloysio Nunes Ferreira também criticou Jilmar Tatto, o qual, em entrevista após a aprovação do convite, declarou guerra à oposição, numa referência à iniciativa dos oposicionistas de pedir ao Ministério Público investigação sobre as declarações do empresário Marcos Valério de que parte dos recursos públicos desviados no esquema do mensalão beneficiou o ex-presidente Lula.

– Depois da sessão, ele [Tatto] declarou numa linguagem mais própria de gangues de rua que agora é guerra.  Acontece que mesmo a guerra é sujeita a determinadas convenções – disse Aloysio.

De acordo com o senador, as acusações de Valério foram feitas na presença de procuradores da República e de advogados. Portanto, nada mais correto do que pedir que a denúncia seja levada adiante a fim de que uma investigação seja iniciada.

O parlamentar também citou outros exemplos classificados por ele de "crônica da baixa política brasileira". Na opinião de Aloysio Nunes, outras farsas já foram promovidas pelo PT para atacar adversários políticos.

– Não poderia deixar de expressar minha indignação contra o uso de um instrumento para promover uma guerra suja e sem quartel contra um ex-presidente da República a quem o Brasil deve tanto – concluiu, referindo-se a Fernando Henrique Cardoso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: