Rollemberg destaca saída do PSB da base de apoio ao governo do DF

Da Redação | 10/12/2012, 17h20

Nesta segunda-feira (10), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) leu em Plenário a nota em que seu partido apresentou as razões para deixar a base de apoio ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). O partido considera que Agnelo se afastou das propostas de campanha, não dialoga com aliados históricos e fez alianças "indiscriminadas" com políticos de "práticas atrasadas".

A decisão foi tomada em reunião no último sábado (8), em plenária regional do partido, com 241 votos a favor da saída e 43 contra. Rollemberg classificou a administração de Agnelo como "ineficiente" e destacou o agravamento dos problemas nas áreas de saúde e segurança nos últimos dois anos. Ele também apontou a "incapacidade" do GDF em gerir as áreas de transporte, meio ambiente e ciência e tecnologia, além da falta de investimentos na região do Entorno.

Segundo Rollemberg, foram ignorados os ideais da coligação Novo Caminho, que uniu partidos de esquerda para a transformação de Brasília em um "exemplo de transparência, técnicas de gestão e desenvolvimento regional" para o país.

- O PSB tinha a expectativa de que participaria efetivamente das decisões de governo, mas viu seus quadros serem marginalizados do poder, assim como o que ocorreu com o PDT, em favor dos que consideramos adversários políticos de nosso programa - argumentou.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) cumprimentou o PSB pela iniciativa, lamentando que todo o esforço e dedicação dos aliados para eleger o governador Agnelo tenha sido "em vão". Ele acrescentou que até agora tudo o que a administração do GDF tem para mostrar é a construção de um estádio de futebol, em detrimento de investimentos em educação, como a abertura de novas creches.

Independência

O senador Rodrigo Rollemberg concluiu o pronunciamento declarando a independência do PSB, com a entrega de cargos, e a necessidade de uma reflexão em busca de alternativas para a cidade, sinalizando a articulação com outros partidos de uma possível oposição ao governo.

- Foi o governador Agnelo que se afastou dos compromissos assumidos com a população do Distrito Federal e com todos os partidos que formaram a coligação - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: