Redução dos preços de veículos é possível, diz Ana Amélia

Da Redação | 05/12/2012, 15h45

Ao comentar nesta quarta-feira (5) a realização de audiência pública pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para esclarecer as razões para os altos preços dos automóveis no Brasil, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que é possível reduzir os preços dos veículos para os consumidores.

Na opinião da parlamentar gaúcha, um dos caminhos é reduzir a margem de lucros das montadoras no país, que hoje é de 10%, enquanto que nos Estados Unidos, por exemplo, gira em torno de 3%. Essa redução, de acordo com Ana Amélia, passa pela alteração da chamada Lei Ferrari (Lei 6.729/1979 ), que restringe a competição no setor.

- O representante do Ministério Público Federal foi bem claro ao alertar que é necessário que ela seja revogada inteiramente ou parcialmente para favorecer os consumidores – disse a senadora, que é autora de um projeto (PLS 402/2012)  com sugestões de alterações na lei.

Segundo a parlamentar gaúcha, também ficou evidente, nas apresentações dos participantes, que os elevados preços dos carros não podem ser atribuídos aos preços das peças. Desde 2007, observou Ana Amélia, as montadoras passaram a importar autopeças do mercado asiático, medida que não contribuiu para reduzir os preços e ainda gerou impactos sociais negativos.

- A razão pela qual as montadoras importam autopeças é de que ela é mais barata. Ora, se é mais barato, esse valor deveria ser compensado pela redução do preço dos veículos porque ela [a montadora] está tendo um custo menor, mas não aconteceu isso. E pior, nesse período houve uma redução de 14 mil postos de trabalho na indústria de autopeças – observou.

Grêmio

A senadora Ana Amélia também elogiou a velocidade da construção da Arena Grêmio, complexo multiuso que será inaugurado no próximo dia 8. Torcedora do Internacional de Porto-Alegre, a senadora disse que o novo estádio tricolor – que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014 – é um orgulho para todos os gaúchos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: