CDH debate situação do fundo de previdência dos portuários

Da Redação | 08/11/2012, 09h29

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência para debater a situação do Portus, o fundo de previdência complementar dos empregados das companhias do sistema portuário federal que se encontra sob intervenção. O requerimento foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), atendendo pedido da Federação Nacional dos Portuários (FNP).

De acordo com os dirigentes do Portus, o fundo enfrenta dificuldades para pagar os benefícios aos participantes devido à inadimplência das empresas patrocinadoras.

A intenção é debater na audiência alternativas para que os participantes do Portus não fiquem desassistidos. Os dirigentes da entidade afirmam que são 11 mil pessoas, entre trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas. Desse total, 80% já são assistidos, ou seja, são aposentados ou pensionistas. Sem repasse de recursos ao fundo até dezembro, conforme Paim, a entidade não terá condições de pagar o 13º salário aos assistidos.

Portuários de todo o país se deslocaram para participar da audiência. Paim comunicou, ao abrir a reunião, que três salas foram colocadas à disposição para que os portuários possam acompanhar o debate em telões.

A audiência acontece na Sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: