Redação vencedora de prêmio do Senado pede mais apoio a municípios

Da Redação | 10/10/2012, 20h05

A dissertação “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”, da estudante alagoana Layane Rayelle Silva Marinho, foi a campeã da quinta edição do Concurso de Redação do Senado. O anúncio dos três primeiros colocados foi feito nesta quarta-feira (10) pela secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra. Em segundo lugar ficou o texto “Minha cidade berço de um patrimônio imaterial”, da representante de Minas Gerais, Bruna Clemente Gontijo, e o finalista do estado do Piauí, Rodrigo de Brito Sá, classificou-se com a terceira melhor redação do concurso: “Meu município: uma peça no quebra-cabeça brasileiro”.

A secretária-geral qualificou como vencedores todos os selecionados nos estados e falou sobre a importância da parceria entre o Senado e as escolas no estímulo ao pensamento por meio da escrita e ao desenvolvimento dos estudantes como cidadãos.

- É a construção da cidadania que estamos trabalhando, quiçá o despertar de uma vocação de político, de parlamentar, para servir. Porque a política é serviço  – explicou , referindo-se também à próxima etapa do programa Senado Jovem Brasileiro, do qual o concurso faz parte.

O passo seguinte é o projeto Jovem Senador, em que os autores das 27 redações finalistas exercem durante três dias, de forma simulada, o mandato de senador da República. Com apoio da equipe técnica e nas instalações reais do Senado, em Brasília, os estudantes participam de uma simulação em que representam seus estados, com posse em Plenário, eleição da Mesa, participação em comissões e apresentação de pré-projetos.  Esses documentos são encaminhados e, quando subscritos por algum senador, passam a tramitar efetivamente na Casa.

Neste ano, o “mandato” será realizado entre 19 e 22 de novembro. Além da simulação, os jovens são premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.  As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional recebem computadores (desktops), publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal, além de certificado de participação.

Avaliação

A comissão julgadora é composta por sete integrantes, sendo cinco servidores do Senado, um representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e um do Ministério da Educação. A avaliação é realizada com base em critérios pré-estabelecidos - apresentação e estrutura textual, correção gramatical e sintática e desenvolvimento do tema proposto.  Depois de avaliar individualmente os 27 textos finalistas, os integrantes da comissão discutem para definir os três vencedores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: