Homenagem destaca informação e diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama

laercio-franzon | 01/10/2012, 20h25

O Congresso Nacional realizou, nesta segunda-feira (1º), sessão solene para homenagear o movimento Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

O Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a participação da população, empresas e entidades na prevenção e combate ao câncer de mama. O movimento começou nos Estados Unidos, no final da década de 90, e chegou ao Brasil em 2008.

Durante a homenagem, a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do requerimento para realização da sessão com a deputada Janete Pietá (PT-SP), ressaltou a importância do movimento Outubro Rosa na ampliação da detecção antecipada da doença, na motivação das pessoas doentes e na realização de pesquisas científicas.

Citando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ana Amélia alertou para a previsão de 52.600 novos casos da doença no Brasil até o fim do ano. A senadora informou que somente em seu estado 4.600 casos serão registrados este ano, sendo mais de mil só na capital, Porto Alegre.

– Portanto há muito a ser feito e a disponibilização de informações a todos sem preconceito é uma aliada na luta contra o câncer, uma doença que ainda provoca traumas e muitos medos — disse.

Diagnóstico precoce

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama como forma de aumentar as chances de cura. Ele afirmou que o Ministério da Saúde tem priorizado o tema e conseguiu aumentar em 40% o número de mamografias realizadas no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período em 2010.

Alexandre Padilha anunciou ainda o lançamento nesta terça-feira (2) de um programa de mamografia móvel em todo o país voltado ao atendimento da população de baixa renda na periferia das grandes cidades e no interior do país.

A médica Maira Caleffi, presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama), agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Congresso Nacional e o governo federal na luta contra o câncer de mama.

Maira afirmou que somente com uma parceria efetiva das entidades da sociedade civil com o Executivo e o Legislativo será possível enfrentar adequadamente a doença.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: