Ana Rita quer punição exemplar para criminosos que atacaram mulheres na Paraíba

Da Redação | 25/09/2012, 16h30

A senadora Ana Rita (PT-ES) afirmou nesta terça-feira (25) que os acusados do estupro coletivo de cinco mulheres em Queimadas, na Paraíba, devem ser exemplarmente punidos. O estupro foi cometido em fevereiro deste ano por sete homens e três adolescentes. Segundo a polícia, o crime foi o “presente de aniversário” dado pelos comparsas para um dos acusados. Duas das vítimas, que estavam na festa de aniversário da família, foram mortas depois por terem reconhecido alguns dos estupradores, encapuzados.

- Exemplo máximo da violência, do abuso, do desrespeito às mulheres, o caso de Queimadas é uma barbárie vivida em pleno século 21 – lamentou a senadora.

Ana Rita salientou que a punição aos acusados é essencial para que a cultura machista, que justifica a violência e responsabiliza as vítimas, não se reproduza no país. A senadora disse que o crime foi cometido por “rapazes normais”, assim como outros crimes contra mulheres no país. Para ela, a normalidade no uso da violência precisa ser desconstruída diariamente.

A cidade onde ocorreram os estupros recebeu neste mês a visita Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga a violência contra as mulheres, da qual Ana Rita é relatora. Além da diligência, os parlamentares participaram de uma audiência pública e se encontraram com autoridades do Estado.

Para Ana Rita, ainda falta, na Paraíba, um plano de segurança pública para as mulheres no estado, que enfrenta dificuldades para investigar esse tipo de crime. Segundo a senadora, a Paraíba ocupa a sétima posição no ranking dos estados mais violentos para as mulheres.

- É preciso que os estados brasileiros mais violentos, cujas taxas de homicídio são elevadas, tomem a sério os casos e dados estatísticos e pensem com inteligência estratégias para esclarecer e prevenir novos crimes.

Delegacia da Mulher

No mesmo pronunciamento, a senadora registrou a realização, também em setembro, do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo e da Floresta. Ana Rita também comemorou a inauguração de uma delegacia da mulher em Vitória (ES) e o anúncio de concurso público para a contratação de assistentes sociais e psicólogos no estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: