Sérgio Souza defende ensino de ética e cidadania na educação básica

Da Redação | 18/09/2012, 16h05

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) comemorou, em discurso nesta terça-feira (18), a aprovação, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) de projeto de sua autoria que trata do ensino das disciplinas de Cidadania Moral e Ética, no ensino fundamental, e de Ética Social e Política, no ensino médio.

- É uma forma de preparar nossos jovens para o exercício da cidadania – disse o senador.

Sérgio Souza lembrou que, na justificativa do projeto, menciona resultado de pesquisa internacional realizada em 60 países em que o Brasil aparece na 11º colocação no ranking de países mais estáveis do ponto de vista econômico. Na mesma pesquisa, o Brasil aparece em 50º lugar quando o tema é corrupção. Para o senador, disciplinas como cidadania e ética são instrumentos para o fortalecimento da formação dos cidadãos.

Na visão de Sérgio Souza, o momento da aprovação do projeto é simbólico, já que o Congresso Nacional está envolvido com os trabalhos da CPI do Cachoeira e o Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando o processo conhecido como “mensalão”.

- Estamos pasmos por ver que coisas como essas ocorrem em nosso país. Mas estamos felizes por ver a punição que o STF está impondo aos réus – disse o senador, manifestando sua expectativa de que a CPI também identifique culpados.

Sérgio Souza reconheceu que o Brasil tem vários problemas éticos em diversos setores da sociedade. Para ele, uma forma de evitar esses desvios é investir na educação e resgatar valores éticos e morais.

- Se queremos ser um país de primeiro mundo, precisamos formar cidadãos de primeiro mundo – argumentou.

O projeto (PLS 2/2012) foi aprovado em caráter terminativo, na semana passada e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: