Senado e Caixa firmam convênio na área de saúde

Rodrigo Baptista | 13/09/2012, 11h05

O Senado Federal e a Caixa Econômica Federal firmaram convênio na área de saúde nesta quinta-feira (13). Pelo acordo de mútua cooperação, o Saúde Caixa, realizará parte do trabalho operacional e administrativo do Sistema Integrado de Saúde (SIS), plano dos servidores da Casa. A gestão do fundo de reserva e do orçamento continua sendo exclusiva do Senado Federal.

Caberá ao Saúde Caixa as atividades meramente operacionais como, por exemplo, a emissão de carteiras de identificação, o faturamento e as auditorias de contas, ações em que tem reconhecida experiência. A medida faz parte do processo de racionalização administrativa pelo qual passa o Senado.

O aumento da oferta dos serviços de saúde e a ampliação da rede credenciada fora do Distrito Federal foram apontados como os principais benefícios da mudança para o Saúde Caixa pelo presidente do Senado, José Sarney. O senador também destacou que não haverá prejuízo aos servidores da Casa com a migração do convênio existente com a Gama Saúde para o Saúde Caixa.

- Esse acordo é um passo importante. Ele assegura a melhoria dos nossos atendimentos e vai universalizá-lo. Esse convênio é um grande avanço. Vai melhorar o atendimento sem nenhum custo para os funcionários e beneficiários – assinalou Sarney.

O presidente da Caixa, Jorge Hereda, assinalou que a parceria será benéfica também para a estatal, ao permitir a racionalização dos recursos do Caixa Saúde.

- Nosso plano de Saúde recebe mais 15 mil vidas. Poderemos reduzir os custos para o nosso plano e para o do Senado – apontou.

Em sua última atividade no Senado antes da posse no cargo de ministra da Cultura, a senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP), que ocupou a vice-presidência da Casa, foi a principal articuladora do convênio. Desde o ano passado, explicou Marta, ela vinha mantendo reuniões com o comando do SIS e da Caixa para viabilizar a parceria.

De acordo com Marta Suplicy, os termos negociados pelo Senado com o Saúde Caixa garantem a manutenção do atual padrão de qualidade SIS. Com a assinatura do acordo, avaliou, ela encerra a primeira fase de seu mandato no Senado com “chave-de-ouro”.

- O que estamos fazendo hoje é economia. Uma grande economia do Senado que vai reverter em benefícios para os servidores. O SIS tinha alguns problemas, estava deficitário. Se não houvesse uma reestruturação corria risco de falir – explicou Marta.

A assinatura do Convênio contou também com as presenças da diretora-geral, Doris Peixoto e da secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra.

Confira algumas vantagens da parceria entre o SIS e o Saúde Caixa, conforme comunicado da Diretoria-Geral:

•O Senado Federal continua responsável pela gerencia estratégica do SIS, como a gestão do Fundo de Reserva, cadastro, rede de credenciados, entre outros.

• Caberá ao Saúde Caixa as atividades meramente operacionais como, por exemplo, a emissão de carteiras de identificação, a realização do faturamento e de auditorias de contas, ações em que têm reconhecida experiência. Com isso, o SIS será beneficiado pela diminuição de custos.

•O modelo de parceria, com a assinatura de convênio proposto pelo Senado, reduz os custos financeiros, pois não envolve lucro e sim o ressarcimento de despesas da Caixa com a operacionalização do SIS.

•Os usuários do SIS continuarão a contar com a mesma rede de credenciados de hoje e, ainda, poderão solicitar o atendimento médico dos credenciados do Saúde Caixa, o que vai resultar no aumento da oferta dos serviços de saúde.

•Para atender a antiga demanda de pensionistas, aposentados e servidores, a parceria oferece o aumento da rede de credenciados para atendimento aos usuários que estão fora de Brasília.

•Os usuários do SIS não irão se deslocar até o Saúde Caixa para nenhuma solicitação de autorização de emissão de guias de atendimento. Esse serviço continuará a ser prestado pelo SIS em suas instalações físicas atuais.

•Os hospitais de notória especialização continuarão credenciados pelo SIS até que sejam incorporados à rede de credenciados do Saúde Caixa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: