Envelhecimento da população em debate na terça-feira

Milena Galdino | 06/09/2012, 17h15

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) debate, na terça-feira (11), os desafios decorrentes do envelhecimento da população brasileira e as possibilidades abertas pelo aumento de idosos. De acordo com o presidente da CDH e idealizador da audiência pública, senador Paulo Paim (PT-RS), a defesa dos direitos dos idosos interessa a milhões de brasileiros.

Paim já citou, no Plenário, estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) segundo a qual até o ano de 2025 o Brasil será o país com a sexta maior população idosa no mundo. Em junho, o senador afirmou que essa nova realidade exige uma constante readequação das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos dos idosos.

Os seis palestrantes convidados são a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Itamaraty, Glaucia Gauch; a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Vera Soares; a presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Karla Cristina Giacomin; o professor e pesquisador de envelhecimento, Vicente Faleiros; e o diretor de estudos e políticas sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão de Castro.

A audiência será na sala 2 da ala Alexandre Costa, às 9 horas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: