Currículo escolar poderá ter disciplinas de ética

Paulo Cezar Barreto | 06/09/2012, 17h30

Com relatório favorável do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), vai a votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na terça-feira (11), projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de duas disciplinas de ética nos currículos escolares.

A proposta (PLS 2/2012), do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei 9394/1996) incluindo a disciplina Cidadania Moral e Ética como obrigatória para o ensino fundamental. Por sua vez, no currículo do ensino médio passa a ser incluída a disciplina Ética Social e Política.

Sérgio Souza justificou o projeto lamentando a discrepância entre a boa colocação do Brasil no campo econômico e os elevados índices de corrupção e ineficiência da Justiça, situação que, em seu ponto de vista, pede uma política educacional voltada para a formação moral e ética das crianças brasileiras. No mesmo sentido, Cristovam Buarque sublinha a importância da matéria, considerando que “faz-se necessário que a escola oriente a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo a formação dada no núcleo familiar”.

O projeto será votado pela CE em decisão terminativa.

Jogos Olímpicos

A Comissão de Educação também votará requerimento de audiência pública destinada a ouvir os atletas brasileiros que receberam medalhas nos Jogos Olímpicos de 2012. Segundo o autor do requerimento, senador João Capiberibe (PSB-AP), os atletas terão a oportunidade de expor a “receita do sucesso nas Olimpíadas”, discutir as razões do mau desempenho do Brasil nas competições e oferecer sugestões para melhorar o desempenho do país na edição de 2016 dos Jogos Olímpicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: