Especialistas vão discutir adoção de ‘PIB verde’

Da Redação | 27/08/2012, 18h20

A substituição do Produto Interno Bruto (PIB), como índice para medir o desenvolvimento de um país, por outro que incorpore variáveis sociais e ambientais, além da econômica, será discutida em audiência pública nesta terça-feira (28), às 9h, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Frente a críticas pelo foco econômico do PIB e sua incapacidade de medir a evolução dos países, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que considera expectativa de vida, educação e renda, tornou-se uma alternativa. Esse índice foi adotado na década de 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como medida de progresso nacional.

Durante a Rio+20, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) apresentou, como evolução do IDH, as bases conceituais para um futuro Índice de Desenvolvimento Humano Sustentável, que também levaria em conta os custos do desenvolvimento humano para as futuras gerações.

Conforme o senador Rodrigo Rollemberg, presidente da CMA, o novo índice levaria em conta questões como a valorização monetária do capital natural – diferentemente do atual PIB, que representa a soma de bens e serviços finais produzidos por um país.

Rollemberg e outros senadores que integram a CMA defendem que o conceito de PIB seja reformulado, para representar um modelo de produção e de consumo sustentável que incentive a proteção dos recursos naturais.

Para discutir o assunto, a CMA convidou o presidente da Escola de Governo de São Paulo, Maurício Jorge Piragino; e os professores Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Menelick de Carvalho Netto, da Universidade de Brasília (UnB). A audiência pública foi proposta pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: