Sarney: período eleitoral dificulta exame de vetos à LDO

Rodrigo Baptista | 20/08/2012, 13h40

Questionado nesta segunda-feira (20) pela imprensa sobre os vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013, publicada em edição especial do Diário Oficial da União deste final de semana, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que ainda não teve tempo para estudar detalhadamente os itens vetados. Mas observou que o desejo é de que os pontos incluídos pelo Congresso Nacional no texto sejam examinados pelos parlamentares, embora tenha admitido a falta de tempo por ser um ano eleitoral.

- Ainda não estudei detalhadamente os vetos, mas evidentemente nós vamos examiná-los. O desejo é de que realmente aquelas partes importantes que o Congresso votou sejam mantidas – afirmou.

Em resposta a questionamento de que o Congresso não costuma se reunir para examinar vetos, Sarney respondeu em seguida:

- Não há tempo para examinarmos os vetos, porque temos um ano de eleição e, em seguida, vamos examinar o Orçamento e a matéria fica vencida. A essa altura, não temos muita coisa a fazer – explicou.

O projeto de lei do orçamento para 2013 deve ser enviado pelo Executivo ao Congresso até 31 de agosto.

Questionado por uma jornalista se “mais uma vez o Executivo passaria por cima do Legislativo”, Sarney respondeu:

- É o sistema estabelecido pela Constituição que é um sistema que eu muitas vezes tive a oportunidade de fazer certa censura; de [dizer] que a Constituição precisaria de algumas reformas, que de certo modo ela tornava o país ingovernável – disse Sarney.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: