Cristovam defende criação de novo sistema educacional

Da Redação | 20/08/2012, 18h40

Em pronunciamento nesta segunda-feira (20), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) condenou o “desastre” da educação brasileira e defendeu medidas como a criação de uma nova carreira para o magistério, a adoção do horário integral nas escolas e a federalização da educação de base.

O senador observou que a questão da educação se agrava enquanto perde-se tempo com “proclamação de intenções”.

– A nova educação só virá de um salto, e esse salto só virá se criarmos um sistema novo educacional, ao lado do sistema tradicional, que será substituído na medida em que o novo for implantado. O mundo é novo, a educação exige algo novo e não apenas a melhoria do passado que se manifesta no presente – afirmou.

Cristovam lamentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada. De acordo com a avaliação, 17 estados obtiveram conceito pouco melhor (de 3,6 para 3,7), enquanto os demais pioraram.

– O Brasil foi reprovado, porque qualquer criança que tire uma nota 3,6 ou 3,7 está reprovada na escola. E o mais grave: não há promoção automática para um país entrar na modernidade.

O parlamentar reiterou a necessidade de federalizar a educação de base, lembrando que os estados e municípios não têm recursos suficientes para criar uma “realidade educacional diferente” e que, em média, a avaliação das escolas públicas federais é superior à das escolas particulares. Segundo ele, é preciso criar uma carreira nacional de magistério, com salários elevados e exigência de dedicação exclusiva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: