Lídice da Mata elogia esforço concentrado e aprovação de propostas como a política de cotas nas universidades

Da Redação | 08/08/2012, 16h25

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) saudou em pronunciamento nesta quarta-feira (8) o esforço concentrado realizado pelo Senado Federal na terça-feira (7), quando uma série de propostas foram aprovadas em Plenário. Entre as elas estavam duas medidas provisórias do Plano Brasil Maior (MP 563/2012 e MP 564/2012), a PEC dos Jornalistas (PEC 33/2009), a aposentadoria especial para garçons (PLS 652/11) e a política de cotas sociais e raciais para universidades e escolas técnicas federais (PLC 180/2008).

- A votação das cotas sociais e raciais foi uma grande conquista, uma porta aberta de oportunidades para a juventude negra e pobre deste país. O Senado cumpriu com muito louvor sua tarefa – elogiou.

A senadora cobrou, no entanto, a aprovação da PEC 82/2011, que concede autonomia orçamentária e funcional à Defensoria Pública da União, dando meios para a instituição realizar a missão fundamental de proteger o cidadão contra possíveis negligências e abusos cometidos pela própria administração pública. Ela argumentou que a proposta, que não teve tempo para ser votada na sessão de terça, pode ser apreciada nesta tarde.

Petróleo no Nordeste

Lídice da Mata registrou ainda reunião da bancada de parlamentares do Nordeste nesta quarta, na Câmara dos Deputados, onde senadores e deputados trataram dos investimentos da Petrobras no Nordeste. A senadora explicou que os parlamentares pedem a retomada da exploração dos campos terrestres de petróleo, como forma de desenvolver os municípios da região.

Como exemplo, Lídice da Mata citou 28 blocos de exploração que chegaram a ser leiloados na Bahia, mas tiveram o processo interrompido por questões legais e ainda não foram retomados. Segundo a senadora, o problema judicial já foi resolvido e é preciso que o leilão seja retomado. Em funcionamento, os campos irão 28 cidades baianas localizadas no semiárido nordestino, região duramente afetada pela seca deste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: