Ciro Nogueira ressalta importância do programa Brasil Mais Seguro

Da Redação | 12/07/2012, 20h05

O senador Ciro Nogueira (PP/PI) chamou a atenção, em discurso nesta quarta-feira (12), para a importância do lançamento, pelo Ministério da Justiça, em 27 de junho, em Maceió, do programa Brasil Mais Seguro. O senador afirmou que o Brasil deu um passo na direção de um futuro com mais segurança e menos impunidade e disse que a iniciativa deve ser saudada com o máximo de entusiasmo e esperança.

- O entusiasmo é provocado pela abrangência e pela ousadia do programa, talvez o mais ambicioso plano de segurança pública da história do país; e a esperança é a tradução do nosso desejo de que todos os objetivos do programa sejam plenamente alcançados – disse.

Ciro Nogueira ressaltou que a escolha de Alagoas para sediar o projeto piloto do programa deve-se ao alto índice de violência no estado, o maior do país. Entre as capitas, Maceió também detém o primeiro posto, informou o senador.

Na opinião de Ciro Nogueira, a escolha de Alagoas para o lançamento do programa foi acertada, em primeiro lugar, por causa da necessidade de se tomar medidas emergenciais de combate à violência no estado e, em segundo lugar, porque os resultados positivos alcançados estimularão as autoridades de outros estados a aplicarem o programa com maior rapidez.

O senador salientou, entre os objetivos do programa Brasil mais Seguro a redução do “número assombroso” de crimes hediondos e de assassinatos que se praticam hoje no país e explicou que o programa enfatiza duas vertentes: investigação e integração.

- Para solucionar mais crimes é preciso, em primeiro lugar, que as forças da lei e da ordem – polícias, secretarias de estado, Poder Judiciário – estejam bem integradas e, em segundo lugar, é preciso fortalecer o trabalho de investigação e de perícia de crimes – afirmou.

O senador disse que o fortalecimento do trabalho de investigação depende do investimento em treinamento e em novas tecnologias. Ele se referiu à Lei 12.654/2012, originada de projeto de sua autoria, que torna obrigatória a coleta de perfil genético como forma de identificação criminal. O senador informou que países que utilizam banco de dados de DNA registraram maior eficiência da investigação policial.

Ciro Nogueira disse ter absoluta certeza de que os avanços na tecnologia de investigação criminal, combinados com as demais medidas do programa Brasil Mais Seguro, serão responsáveis por uma revolução na segurança pública do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: